Sistema de identificação biométrica é uma tecnologia que utiliza características físicas ou comportamentais de uma pessoa para verificar ou identificar sua identidade. Essas características são únicas para cada indivíduo, sendo um meio eficaz e seguro de autenticação.
Os sistemas biométricos são frequentemente utilizados para controle de acesso físico, autenticação em dispositivos eletrônicos, identificação em sistemas de segurança, entre outras aplicações.
Veja o exemplo da utilização desses sistemas.
Impressões Digitais: Este é um dos métodos biométricos mais comuns. As impressões digitais são únicas para cada pessoa.
Reconhecimento Facial: Utiliza características únicas do rosto de uma pessoa, como distância entre os olhos, formato do nariz e queixo. Sistemas de câmeras capturam imagens faciais e as comparam com registros previamente armazenados.
Reconhecimento de Voz: Baseia-se nas características únicas da voz de uma pessoa, como tom, ritmo e entonação. Sistemas de identificação de voz gravam e analisam essas características para verificar a identidade.
Reconhecimento de Veias da Mão: Avalia padrões de veias na palma da mão ou nos dedos. Esses padrões são únicos para cada pessoa e podem ser capturados usando câmeras de infravermelho.